segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

3 papas que já renunciaram ao pontificado


O mundo inteiro está antenado na renúncia de Bento XVI ao cargo de Papa. As consequências deste ato ainda serão sentidas em curto, médio ou longo prazo. Antes de Bento XVI, vários já deixaram o cargo antecipadamente, por terem renunciado, ou por terem sido assassinados de alguma forma.

Ao declarar sua renúncia, Bento XVI quebrou um jejum de 600 anos desde a última renúncia papal.

A renúncia do papa é possibilitada no cânon 332 §2 do Código de Direito Canônico e no cânon 44 §2 do Código de Direito Canônico das Igrejas Orientais. As únicas condições para a validade da renúncia são de que sejam realizadas livremente e manifestadas adequadamente.

Os historiadores divergem do número de Papas que já renunciaram, havendo unanimidade em apenas três casos. Vamos conferir, então, 3 Papas que já renunciaram ao pontificado.

1- Ponciano

Ponciano foi papa de 21 de julho de 230 a 29 de setembro de 235. Durante o seu pontificado, ordenou o canto dos salmos nas igrejas, prescreveu o "Confiteor" antes da missa e introduziu a saudação Dominus vobiscum (o Senhor esteja convosco). Ponciano e outros líderes da igreja, entre eles Hipólito, foram exilados pelo imperador Maximino Trácio para a Sardenha. É desconhecido quanto tempo ele viveu exilado, mas sabe-se que ele morreu de esgotamento, graças ao tratamento desumano nas minas da Sardenha, onde trabalhava.

Por que renunciou: renunciou ao papado no dia 25 ou 28 de Setembro de 235, para permitir à Igreja eleger outro líder que estivesse presente em Roma, sendo eleito o Papa Antero.

2- Celestino V

Celestino V, proveniente da ordem beneditina, foi papa durante alguns meses do ano 1294. Ele era conhecido também como Pedro de Morrone, pois foi viver no sopé do morro do mesmo nome, onde levantou uma cela, vivendo de penitências e orações contemplativas. Sua escolha como papa foi política, por pressão de Carlos II, rei de Nápoles. Com temperamento para a vida contemplativa e não para a de governança, o erro de estratégia logo foi percebido pelos cardeais. Pedro Celestino exerceu o papado durante um período cheio de intrigas, crises e momentos difíceis.

Por que renunciou: reconhecendo-se deslocado, e não sentindo apto para o cargo, renunciou em 13 de dezembro de 1294. Foi sucedido pelo Papa Bonifácio VIII.

3- Gregório XII

Gregório XII foi papa de 19 de dezembro de 1406 a 14 de julho de 1415. Quando se tornou sumo pontíficie, já tinha mais de oitenta anos de idade. Fisicamente muito magro e alto, assumiu o espírito conciliatório com relação aos problemas da Igreja Católica, em especial o chamado Cisma do Ocidente, que dividia a sede do papado entre Roma, Pisa e Avignon (França). Apesar da Igreja reconhecer somente o papa de Roma, havia ainda dois antipapas (papas não oficiais) nas outras duas cidades. Durante o seu pontificado, instituiu a hóstia como único elemento da Eucaristia, abolindo o pão e restringindo o vinho somente ao sacerdote.

Por que renunciou: renunciou ao papado no dia 14 de julho de 1415 para tentar pôr fim ao cisma do ocidente. Com seu sucessor, Martinho V, o cisma chegou ao fim.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Futura residencia de Bento XVI


Confira a foto do Mosteiro, dentro do Vaticano, futura residencia de Bento XVI.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Renuncia do Papa e os "profetas de ocasião".



"O papa Bento 16 anunciou, nesta segunda-feira, que vai renunciar do cargo no próximo dia 28. Esta é a primeira vez em quase seis séculos que um papa renuncia ao cargo. O último fazer isso foi Gregório 12, em 1415. O papa disse em um comunicado que está "plenamente consciente da dimensão do seu gesto" e que renuncia do cargo por livre e espontânea vontade..."
Assim começou o artigo da folha de São Paulo para noticiar o que em breve será veiculado em todos os meios de comunicação e será assunto da maioria das pessoas no trabalho, em casa e nas universidades. 
Quando um líder religioso mundial morre, causa comoção, pranto e deixa saudades em seus seguidores e fiéis. Mas quando há uma renúncia as reações são diferentes e só as conheceremos em sua totalidade com o passar dos dias e das semanas.
Seja como for, acho importante, ressaltar e mesmo advertir as pessoas sinceras, e verdadeiros cristãos que se abstenham da tentação de trazer esse fato ao campo da escatologia de maneira especulativa. 
Um fato como esse, faz os "Profetas do Armagedom" saírem por aí com suas "novas" interpretações proféticas disseminando falso reavivamento. 
Neste momento sejamos sóbrios, ouvindo mais e falando menos. Deixemos que os fatos futuros expliquem melhor o que por hora vemos. 


Pr. Ivan Saraiva.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

CupCake: A nova moda!



O que são Cupcakes?

Cupcake ou Fairy Cake são bolinhos feitos em porções individuais, usualmente em forminhas de papel. Podem ter os mais variados sabores, recheios e cobertura, que dão um charme especial ao bolinho. Os cupcakes são práticos e uma excelente alternativa aos bolos tradicionais, além de combinarem com ocasiões especiais como aniversários, chás de bebês e festas.

Curiosidade

O nome Cupcake surgiu porque todos os ingredientes da receita eram medidos por xícaras (cups), uma inovação para o século XIX, já que até então as receitas utilizavam os pesos dos ingredientes como padrão. Esta nova medida permitiu uma maior facilidade às donas de casa. Já o nome "fairy cake" (bolo das fadas) se deve ao seu tamanho pequeno. Os bolinhos nasceram mesmo no Reino Unido e acredita-se que chegaram aos USA em meados do século XIX.


No Brasil, os cupcakes já são presença garantidas nasfestas, em especial nas infantis. São também usados como lembrancinhas de festas, batizados, nascimento, etc.
cupcake tradicional era feito com baunilha com cobertura de fondant. Atualmente, ele já conta com diversas variações de receitas, modo de preparo e sabores. Há cupcakes simples, os com cobertura e recheio.


Aprenda, a seguir, a preparar o cupcake tradicional e com ela poderá criar inúmeras variações de sabores. Confira! (Quando for fazer, não esqueça de me chamar)
Ingredientes
  • 1 colher (sopa) de baunilha - 12ml
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó - 12g
  • 220ml de leite
  • 4 ovos
  • 350 gramas de açúcar refinado
  • 220 gramas de margarina sem sal em temperatura ambiente
  • 350 gramas de farinha de trigo peneirada
  • 2 gramas de sal
Instruções
  1. Na tigela da batedeira coloque açúcar refinado e a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar no ponto esbranquiçado.
  2. Adicione os ovos um a um com a batedeira ligada e bata.
  3. Em outra tigela, adicione a baunilha no leite e reserve.
  4. Em outra tigela coloque a farinha de trigo sem fermento mais o fermento em pó e o sal misture.
  5. Adicione a massa do cupcake, um pouco da farinha e um pouco do leite e misture levemente.
  6. Adicione o restante da farinha e do leite.
  7. Mexa levemente e a massa estará pronta.
  8. Quando a massa ficar homogênea, é a hora de preencher as forminhas. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as de alumínio e preencha até a metade com a massa.
  9. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos, mas verifique de tempos em tempos, pois o tempo pode depender de forno para forno.
A receita acima é a massa básica do cupcake, depois de pronto, você pode incrementá-lo com diversas coberturas e recheios. Confira algumas dicas:
Recheio: O recheio poderá ser de brigadeiro, geléia, cremes, doce de leite, etc. Para rechearbasta furar o bolinho pronto, colocar o recheio e tampar com a própria massa retirada.
video

Cobertura: A cobertura também pode ser feita em diversos sabores, como: brigadeiro preto ebrancochantilly branco ou colorido, etc. Para finalizar poderá usar chocolate granuladococo,confeitos coloridosconfete de chocolatepedaços de frutas, etc.
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 40 minutos
Tempo total: 1 hora

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carácteres Especiais: Como fazer ♥ ♫ ♪



Alt + 1= ☺
Alt + 2= ☻
Alt + 3= ♥
Alt + 4= ♦
Alt + 5= ♣
Alt + 6= ♠
Alt + 7= •
Alt + 8= ◘
Alt + 9= ○
Alt + 10= ◙
Alt + 11= ♂
Alt + 12= ♀
Alt + 13= ♪
Alt + 14= ♫
Alt + 15= ☼
Alt + 16= ►
Alt + 17= ◄
Alt + 18= ↕
Alt + 19= ‼
Alt + 20= ¶
Alt + 21= §
Alt + 22= ▬
Alt + 23= ý
Alt + 24= ↑
Alt + 25= ↓
Alt + 26= →
Alt + 27= ←
Alt + 28= ∟
Alt + 29= ↔
Alt + 30= ▲
Alt + 31= ▼

 


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Coisas pouco importantes e que poucos sabem...

O ponto mais alto na Pennsylvania é mais baixo que o ponto mais baixo no Colorado.

A noz moscada é extremamente venenosa se for injetada de forma intravenosa.
Os seres humanos são os únicos primatas que não têm pigmentação nas palmas de suas mãos.
Em 10 minutos, um furacão libera mais energia que todas as armas nucleares do mundo combinadas.
O acendedor de cigarros foi inventado antes que o fósforo.
A oração "The quick brown fox jumps over the lazy dog" utiliza cada letra do alfabeto inglês.
A vida útil de um motor de aeromodelismo (2'5 cc.) em competição é de apenas 1 hora.
Na antiga Inglaterra não se podia fazer sexo sem contar com o consentimento do Rei. Quando quisessem ter um filho deveriam solicitar uma permissão ao monarca, que lhes entregava uma placa que deveria colocar nas suas portas. Na placa dizia "Fornication Under Consent of the King" (F.U.C.K.). Daí a origem desta tão "famosa" palavra.
Durante a guerra de secessão, quando regressavam as tropas aos seus quartéis sem restarem nenhuma baixa, colocavam uma grande faixa: '0 Killed' (Zero Mortos). Daí provém a expressão 'O.K.' para dizer que tudo está bem.
A Coca-Cola era originalmente verde.
É possível fazer com que uma vaca suba escadas mas não que desça.
O alfabeto havaiano tem 12 letras.
A cidade com mais Rolls Royce per cápita é Hong Kong.
O estado americano com a mais alta porcentagem de pedestres é o Alaska.
A porcentagem da África ainda selvagem é de 28%.
A porcentagem da América do Norte que é selvagem é de 38%.
Número médio de dias que uma alemã passa sem lavar sua roupa interior: 7!
Porcentagem de homens norte-americanos que dizem que se casariam com a mesma mulher se pudessem casar outra vez: 80%.
Porcentagem de mulheres norte-americanas que dizem que se casariam com o mesmo homem se pudessem casar outra vez: 50%.
Quantidade média de pessoas que se encontra em aviões em qualquer instante do dia: 61.000.
Porcentagem de norte-americanos que tenham visitado a Disneylandia ou Disney World: 70%.
Vida útil média de uma bola de baseball num jogo profissional: 7 lançamentos.
As pessoas inteligentes têm mais zinco e cobre em seu cabelo.
Os padres mais jovens do mundo tinham 8 e 9 anos e viveram na China em 1910.
O papa (do Vaticano) mais jovem tinha 11 anos.
A Islândia consome mais Coca-Cola per cápita que nenhum outro país no mundo.
Monterrey N. L. consome mais Coca-Cola per cápita que nenhuma outra cidade do mundo.
O grasnido de um pato (quac, quac) não faz eco e não se sabe por quê.
Em 1949, a Comissão Federal de Comunicações assegurou o canal 1 a serviços móveis (como rádios das bandas nos táxis). Por isso, as televisões só têm do 2 em diante.
As transvias de San Francisco são o único monumento nacional móvel nos EUA.
A biblioteca da Universidade de Indiana se afunda mais de 1 polegada por ano pois ao desenhar o edifício, calcularam apenas o peso do edifício, mas não pensaram nos livros.

Cada rei das cartas do baralho representa um grande rei da história;
Espadas: Rei David
Paus: Alexandre O Grande
Copas: Carlos Magno
Ouro: Júlio Cesar
Se uma estátua em um parque é de uma pessoa a cavalo e este tem duas patas no ar, a pessoa murreu em combate; Se o cavalo tem uma das patas frontais no ar, a pessoa morreu de ferimentos recebidos no combate; Se o cavalo tem as quatro patas no solo, a pessoa morreu de causas naturais.
Os clãs de muitos anos atrás, desfaziam dos indesejáveis queimando-lhes sua casa. Por isso em inglês se diz, ao despedir uma pessoa de seu emprego: "You're fired".
O olho de um avestruz é maior que seu cérebro.
Segundo a lei, as pistas interestaduais nos Estados Unidos requerem que uma milha de cada cinco seja reta. Isto é útil como pistas de aterrisagem em casos de emergência e de guerra.
O nome Jeep veio da abreviação que o exército americano deu a um veículo para "General Purpose", G.P.
O pentágono tem o dobro de banheiros necessários. Quando foi construido, a lei requeria um banheiro para negros e outro para brancos.
O cruzeiro Rainha Elizabeth II se move cinco polegadas por cada galão de diesel que queima.
Só uma pessoa em 2 bilhões vive para ter 116 anos ou mais.
O nome Wendy foi inventado no livro "Peter Pan."
Se você pudesse gritar durante 8 anos, 7 meses e 6 dias geraria energia suficiente para esquentar uma taça de café a 60 graus centígrados.
O coração humano gera pressão suficiente para bombear o sangue fora do corpo que poderia jorrar até 10 metros de distância.
Bater sua cabeça contra a parede, perde-se 150 kilocalorias.
Os humanos e os golfinhos são as únicas espécies que fazer sexo por prazer.
Em média as pessoas têm mais medo de aranhas que da morte.
O músculo mais forte do corpo humano é a língua.
Não dá para se matar segurando a respiração.
Os americanos em média consomem 72.843,71 metros quadrados de pizza diariamente.
Cada vez que uma pessoa lambe um selo, gasta 1/10 de kilocaloria.
É mais provável que uma pessoa morra por um golpe de uma tampa de champanhe que por uma picadura de uma aranha venenosa.
Os destros vivem em média 9 anos mais que os canhotos.
No antigo Egito, os sacerdotes arrancavam cada cabelo e pêlo de seu corpo, incluindo cílios e sombrancelhas.
Um crocodilo não consegue pôr a língua para fora.
A formiga pode levantar 50 vezes seu peso e quando morre intoxicada ou envenenada cai sempre sobre seu lado direito.
Os ursos polares são surdos.
A pulga pode saltar 350 vezes sua altura.
A barata pode viver 9 dias sem sua cabeça, antes de morrer de fome.
As leoas, em época de reprodução copulam com todas os leões da manada durante três dias seguidos sem comer nem beber água.
As mariposas têm o o paladar em suas patas.
Os elefantes são os únicos animais no mundo que não podem pular.
As estrelas-do-mar não têm cérebro.
O bagre tem aproximadamente 27,000 sabores diferentes.

A palavra 'gringo' vem da richa entre mexicanos e americanos. Durante a guerra México-Americana de 1845-1847 os soldados norte-americanos que invadiram o México, cantavam uma canção chamada "Verdes crescem às lilás"
em inglês 'green grow the lilas' e daí proveio a palavra gringo como uma deformação dessa oração.
Quando os espanhóis chegaram ao Peru, perguntaram a uns índios como chamavam aquele lugar, eles responderam "Viru" (antiga cultura pré-inca, do rio Viru, ao norte do Peru). Os espanhóis entenderam "Peru", daí o nome.

Quando os conquistadores ingleses chegaram na Austrália, se assombraram ao ver os estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os indígenas australianos eram extremamente pacíficos) e tentaram lhe perguntar. Ao notar que o índio sempre dizia "Kan Ghu Ru" adotaram o vocábulo inglês "kangoroo" (canguru).
Os lingüistas descobiram após um tempo o significado, os indíos queriam dizer: "Não estou entendendo".

A zona do México conhecida como Yucatan vem da conquista quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam esse lugar… O índio lhe disse: Yucatan.
Só que o espanhol não sabia que ele estava contestando: "Não sou daqui".
No sul do Sudão come-se a Marrara, um prato de carne crua com urina e bile como condimentos.
Na Irlanda existem mais que o dobro de vacas que pessoas, há 8 milhões de vacas e só 3 milhões de pessoas.
Aos 9 anos Einstein não falava fluidamente, isto por que seus pais pensaram que ele era retardado.
Em Los Angeles, há menos pessoas que automóveis.
Uma pessoa comum ri aproximadamente 15 vezes por día (deveríamos melhorar isso).
A primeira organização nudista americana foi fundada em 1929, por 3 homens.
O Pato Donald foi censurado na Finlândia, por que não usa calças.
Os mosquitos tem dentes.
Quando uma serpente nasce com duas cabeças, ambas brigam por comida.
Está comprovado que a maioria das vacas dão mais leite enquanto escutam música.
Thomas Edison tinha medo de escuro.
O medo de trabalho é conhecido como 'Ergofobia'.
O medo de estar vestido se chama 'Vestiofobia' e do matrimônio é 'Gamofobia'… são muito raros mas existem casos.
Sócrates originalmente era escultor e um dia disse que "era besteira querer dar a pedra forma humana, enquanto os humanos faziam o possível para parecer com as pedras". Era evidente que tinha que ser filósofo.
Miguel de Cervantes Saavedra e William Shakespeare são considerados os maiores exponentes da literatura espânica e inglesa respectivamente. E Ambos morreram em 23 de abril de 1616.
Está comprovado que o elefante tem mais conciência de seu corpo que o homem, é muito difícil que se choque acidentalmente com alguma coisa.

No Novo Testamento no livro de São Mateus disse 'É mais fácil que um camelo passe por um buraco de uma agulha que um rico entre no Reino dos Céus'… O problema é que São Jerônimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra 'Kamelos' como camelo, quando na realidade em grego 'Kamelos' é aquela corda grossa com a qual se amarram os barcos aos portos…
O sentido da frase continua o mesmo… mas qual lhe parece mais coerente?
Na antigüidade, ler e escrever eram qualidades próprias dos sacerdotes somente. Se um guerreiro sabia ler, seus companheiros chegavam a duvidar de sua virilidade.
Um autor do Renascentismo Italiano, Augusto Nifo, afirma em 'A beleza e o amor', publicado em 1549, que a altura do nariz deve ser igual a dos lábios, e a superfície somada das orelhas tem que ser igual a da boca aberta.
Pedro O Grande, da Rússia, proclamou em 1705 que a barba era inútil e incômoda, ordenando a todos que retirassem e cobrou um imposto aos que se negaram a retirá-la.
A palavra 'cemitério' provém do grego 'koimetirion' que significa dormitório.
Un polígono de 56.645 lados se chama pentakismyriohexakisquilioletracosiohexacontapentagonalis.

Se você conhecesse uma mulher que está grávida, que já tem 8 filhos, 3 dos quais são surdos, 2 são cegos, 1 é retardado mental e ela por sua vez tem sífilis… Você recomendaria que ela fizesse um aborto?
Se Sim, você acaba de matar Beethoven…