O Verdadeiro Sentido da Páscoa

Oi ^^
Estamos nos aproximando em uma das épocas que mais gosto do ano a Páscoa,porem a pascoa é repleta de significado e simbolismo será que sabemos seu real sentido ou nos limitamo a lembra única e somente dos ovos de pascoa? 
Posso dizer que esses símbolos que atribuímos a páscoa hoje são até bonitos, porém em nada relembra o surgimento desta data.
Como assim? Não é o coelhinho? Não são os ovos de Páscoa?.


A origem da palavra Páscoa vem do hebraico pesach, cujo significado é passagem.  Na Bíblia, no livro de Êxodo, os capítulos 12 e 13 mostram a origem dessa festa, quando Moisés, sob a orientação divina, libertou os hebreus da escravidão do Egito que durou quatro séculos.

Em Êxodo 12:3-14 são apresentadas as ordens divinas sobre a instituição da Páscoa. "[...] Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, [...] um cordeiro para cada família. [...] O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; [...] e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta [...] naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães e ervas amargas a comerão. [...]Desta maneira a comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-la-eis à pressa, é a Páscoa do Senhor".
Esta celebração dos hebreus prefigurava o sacrifício de Cristo. Muito tempo depois da libertação do Egito, Jesus nasceu e por meio da sua morte na cruz trouxe a libertação do pecado. E é essa salvação que comemoramos na Páscoa. Por isso, Jesus, o cordeiro e a cruz são símbolos cristãos da data.

Com o tempo, outros símbolos não cristãos foram agregados em algumas tradições religiosas, como os ovos e o coelho, mas que não se relacionam ao verdadeiro sentido da Páscoa.

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟