Conheça -a desconhecida- Cidade de São João de Meriti

São João de Meriti é um município brasileiro situado no estado do Rio de Janeiro. O município possui área de 34,83Km2 e uma população estimada de 464.282 habitantes – o município também é conhecido como "formigueiro das Américas", pois sua densidade demográfica é a mais alta do continente, sendo suas principais atividades econômicas o comercio varejista. A cidade de São João de Meriti é considerada uma cidade dormitório, em que seus cidadãos tem que se deslocar para cidades próximas - principalmente a Cidade do Rio de Janeiro em busca de ofertas de emprego e retornam para suas casas somente a noite para dormir.  Composta principalmente por áreas residenciais o município possui como centros comercias o centro de Vilar dos Teles, Coelho da Rocha e São Mateus. Os principais rios que atravessam seu território são os rios Sarapui, Meriti e Pavuna.

Anteriormente este município era parte da Cidade de Nova Iguaçu, porém no ano de 1943 emancipa-se o distrito de Duque de Caxias e a área do atual município de São João de Meriti passa a fazer parte do novo município, porém três ano depois (1947) São João de Meriti torna-se independente ao desmembrar-se de Duque de Caxias, Sendo seu primeiro prefeito o Sr. Anibal Viriato de Azevedo. Atualmente o município divide-se territorialmente em três distritos sendo eles:  São João de Meriti, Coelho da Rocha e São Mateus.

Sendo seus limites com os municípios de Duque de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu, Belford Roxo e Rio de Janeiro. Cortado pela Rodovia Presidente Dutra, o que situa o município em um ponto de fácil comunicação com os dois maiores centros econômicos do Brasil – Rio de Janeiro e São Paulo.

São João de Meriti possui um PIB – Produto Interno Bruto Per Capita de R$ 6.823,00, mesmo assim a pobreza incide sobre 47,00% de sua população. Sua população é 100% urbana. Mesmo próximo do centro da cidade, há alguns bairros muito pobres, que sequer tem saneamento básico, como é o caso do bairro de Jardim Paraíso. A sede da Prefeitura municipal de São João de Meriti localiza-se no bairro de Vilar dos Teles e não no Centro da Cidade como de costume. Este mesmo bairro era muito conhecido na década de 80 como a capital do jeans devido a existência de diversas lojas que vendiam roupas deste material à preços baixos, porém devido a falta de investimentos muitos destes estabelecimentos fecharam, porém muitos ainda recordam-se saudosamente deste período áureo.

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟