A Dinamarca Por Dentro

Embora pequeno em tamanho, o Reino da Dinamarca, durante sua longa história, tem criado um grande impacto na Europa e no resto do mundo. Conhecido na Idade Média como a terra dos guerreiros Vikings, que chegaram de várias partes da Europa, a Dinamarca de hoje usa seus militares para empreendimentos pacíficos. Como membro fundador tanto das Nações Unidas (ONU) como da North Atlantic Treaty Organization (NATO), a Dinamarca afirma ter enviado, desde 1948, mais equipes para missões de paz que qualquer outro país do mundo. 

A Dinamarca é o país mais ao sul entre os países escandinavos do norte europeu. É constituída de um território principal, Jutlândia, que se estende desde o norte da Alemanha, e uma série de arquipélagos no lado oriental, no Mar Báltico. A Dinamarca também tem duas colônias principais, a Groenlândia e as Ilhas Faroé.

Sua civilização data de pelo menos 1800 a.C. Embora não haja nenhum registro desse período, incrustações nas rochas mostram que os antigos dinamarqueses eram agricultores e que adoravam o Sol. Durante o século XII d.C., o cristianismo chegou à Dinamarca em parte pela influência de reis tribais que queriam fechar acordos comerciais com o Santo Império Romano.

A Reforma Protestante Luterana causou grande impacto na Dinamarca. Quando o Novo Testamento foi publicado pela primeira vez na língua dinamarquesa em 1524, rapidamente tornou-se um best-seller. A essa altura, o catolicismo romano havia se integrado em muitos aspectos do cotidiano dos dinamarqueses e impôs vários impostos sobre a população em geral.

Os dinamarqueses acolheram a independência da ideologia católica romana. Em 1536, o rei dinamarquês Christian III fundou a Igreja Evangélica Luterana da Dinamarca. Hoje, quase todos os dinamarqueses são membros dessa fé, apoiada pelo estado. A monarca, atualmente a Rainha Margarete II, atua como chefe da igreja, tendo um ministro para assuntos eclesiásticos, que é a mais alta autoridade administrativa da igreja. 
 

Camiseta "Lei Seca"


Olá,
Eu sou total e completamente a favor da Lei seca nas estradas.
Mais recebi essa foto que não teve como não posta-la.
Todos sabemos os maleficios que o consumo de bebida ocasiona, porém não podemos impedir que pessoas façam uso de bebidas alcoolicas, porém devemos impedir que motoristas embreagados ceifem vidas de pessoas.


Um grande abraço e um final de semana moderado!

Elizabeth I: A Era de Ouro

Ola,
A professora de Historia Moderna II passou para os alunos o filme "Elizabeth: A Era de Ouro" e pediu-no que fizessemos uma biografia da Rainha inglesa Elizabeth I.
 Como eu ache muito interessante a historia dessa rainha estou postando a biografia dela.
Espero que todos gostem.
 
***
 
 

Elizabeth I, rainha da Inglaterra (1533-1603). A ultima governante da dinastia Thudor. Durante seu reinado a Inglaterra tornou-se um potencia mundial. Filha de Henrique VIII e Ana Bolena, nasce em 07 de Setembro em Greenwich, próximo de Londres. Passa sua infância fora da Corte, em 1544 o parlamento a inclui na linha de sucessão. Estuda língua, musica e dança. Volta à corte após cair nas graças da sexta esposa de Henrique VIII, CatherineParr, na juventude vê-se envolvida por intrigas palacianas. Após a morte de seus meios-irmaõs, Eduardo VI e Mary I, sobe ao trono em 1558. Responsável pelo implantamento definitivo da igreja Anglicana na Inglaterra. Elizabeth desenvolvem o comercio e a industria, incentiva o renascimento das artes e a liberação dos costumes, durante seu reinado a literatura também passa por um grande reflorescimento, surgiram diversos poetas e dramaturgos. Elizabeth jamais casou-se, ficando conhecida como a "Rainha Virgem".

Sua prima Mary Stuart, rainha católica da Escócia, é julgada decaptada após tentativa de tomar o trono inglês, esse fato foi pretexto para desencadear uma "Guerra Santa" entre a católica Espanha e a Inglaterra protestante.

Pouco antes de morrer, no dia 24 de março, no Richmond Palace, Surrey, reconhece o filho de Mary Stuart, Jaime VI da Escócia, como herdeiro do trono inglês, que se torna James I da Inglaterra.

 O reinado de Elizabeth representa o auge do governo absolutista na Inglaterra por unificar a Inglaterra ao dominar a nobreza e afastar a Igreja do governo.
 
 
 

Saudades do Velho Brejo (Belford Roxo)











Ola!
Pesquisando a História de minha cidade encontrei algumas fotos antigas.
Fotos do tempo em que o Rio Botas, um dos principais rios da Baixada
Fluminense, era limpo e navegavel.
Fotos em que a cidade de Belford Roxo ainda mantinha suas
caracteristicas de cidade de interior. Hoje o Rio Botas é um valão a
ceu aberto, as pessoas no corre corre de uma cidade grande não têm
tempo de conhecer-sem umas as outras.
Vamos refletir sobre nossas cidades e oque estamos fazendo delas.

Chipre por Dentro


Segundo a mitologia grega, Chipre é o lugar em que nasceu Afrodite, a deusa do amor. Na realidade, Chipre, nação insular do este mediterrâneo, tem sido de tudo um pouco, menos o lugar do amor, pois foi disputada por milhares de anos. Chipre foi conquistada e governada pelos impérios sírio, egípcio, persa, romano e britânico.

Hoje, Chipre é um destino turístico popular, em especial para os europeus do norte que buscam praias quentes e tempo seco. A ilha filiou-se à União Europeia (UE), em 2004 e, desde 1º de janeiro de 2008, o euro é sua moeda oficial. Chipre possui forte economia, acima da média na União Europeia. Além do turismo, sua economia depende dos produtos agrícolas, como uvas, frutas cítricas, vegetais e produtos cárneos.

Após ser colônia por gerações, Chipre independeu-se do Reino Unido em 1960. Três anos mais tarde, as tensões entre a maioria cipriota grega e a minoria cipriota turca causaram a eclosão de uma breve guerra civil. Os pacificadores das Nações Unidas chegaram em 1964 e tentaram reduzir as ondas de violência a um mínimo. Foi criada uma zona desmilitarizada, conhecida como linha verde, dividindo o norte, habitado principalmente por cipriotas turcos, do sul, onde a maioria dos cipriotas gregos vivem

Glee



Ola!
Ontem as 22h na Fox estreou uma serie que esta sendo um sucesso nos Estados Unidos, conta a historia de um professor de espanhol Will Schuester, que tem como objetivo reerguer o Glee Club (o coral da escola McKinley), mas isso nao vai ser nada facil, devido à baixa reputação que ele tomou apos alguns incidentes do passado. Por isso, ele vai precisar de toda a ajuda possivel, e ai que entram Rachel e Finn, dois estudantes muito populares e praticamente opostos, mas que vao conseguir fazer com que o coral seja um sucesso.
 Glee é uma série de televisão  de gênero comédia musical, produzida pela Fox. É focado em apresentações de colégio, chamado de glee club. A série foi lançada em 19 de maio de 2009 nos Estados Unidos e aqui no Brasil em Novembro pelo canal Fox.



Qual pneu furou?

Ola!

Hoje no estagio li essa mensagem no mural da escola, achei muito legal e por isso estou postando-a.
Espero que vocês também gostem e quando for marcar de mentir com os amigos não esqueçam de combinar também os mínimos detalhes.
 
 
Esta é uma velha história que circula na Internet e que acabo de receber do amigo João Rui. Muito boa e vale a pena ler de novo.

Na véspera de uma prova, 4 estudantes resolveram chutar o balde: iriam viajar juntos. Faltaram a prova e então resolveram dar um 'jeitinho'. Voltaram a universidade na terça, sendo que a prova havia ocorrido na segunda. Então, dirigiram-se ao professor:
- Professor, fomos viajar, o pneu furou, não conseguimos consertá-lo, tivemos mil problemas, e por conta disso tudo nos atrasamos, mas gostaríamos de fazer a prova.
O professor, sempre compreensivo:- Claro, vocês podem fazer a prova hoje a tarde, após o almoço.
E assim foi feito. Os rapazes correram para casa e estudaram na medida do possível. Na hora da prova, o professor colocou cada aluno em uma sala diferente, sem qualquer meio de comunicação com o mundo externo e entregou a prova:
Primeira pergunta, valendo 0,5 ponto: - Escreva algo sobre 'Lei de Fick'.
Os quatro ficaram contentes pois haviam visto algo sobre o assunto. Pensaram que a prova seria muito fácil e que haviam conseguido se dar bem.
Segunda e última pergunta, valendo 9,5 pontos : - Qual pneu furou?

Provei o MCFish 🐟