quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia do Livro: Os mais lidos do Brasil

http://www.ruadireita.com/info/img/o-melhor-livro-de-sempre.jpg


"
Ainda farei livros onde as crianças possam morar", disse Monteiro Lobato.

O Instituto Ibope Inteligência, a pedido do Instituto Pró-Livro, realizou a pesquisa "Retratos da Leitura do Brasil", para estudar o comportamento, gosto e preferência dos leitores brasileiros.
A Bíblia é o livro mais lido pelos brasileiros, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, feita pelo Instituto Ibope Inteligência a pedido do Instituto Pró-Livro, entre 29 de novembro e 14 de dezembro de 2007, com 5.012 pessoas.

A pesquisa, que pretendia verificar o grau de leitura e o comportamento dos leitores no País, concluiu que 39% dos brasileiros que lêem têm entre 5 e 17 anos, o que, somado aos 14% da faixa etária de 18 a 24 anos, representa mais da metade dos 95,6 milhões que lêem pelo menos uma obra por ano. "A população brasileira está lendo mais do que era imaginado, mas menos do que o necessário. Ainda é preciso muito para o País chegar onde deve em termos de leitura", observa o coordenador da pesquisa,
Galeno Amorim.

Preferida tanto por homens quanto por mulheres, a Bíblia é a obra mais lida por 45% dos entrevistados, pelas pessoas que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental e pelos consultados com mais de 50 anos. Ela também lidera o ranking dos livros mais importantes na vida dos leitores.

"Uma das descobertas mais relevantes da pesquisa é o papel da Bíblia na formação de leitores. Há quase 50 milhões de brasileiros que a lêem e, dos 77 milhões de não-leitores (que não leram uma obra completa nos três meses anteriores à pesquisa), há 4,5 milhões que a consultam. A Igreja também tem um papel muito importante como canal de acesso ao livro nas cidades de pequeno porte do Brasil, onde não há livrarias e bancas de jornal", assegura Amorim. Entre os locais de venda de livros, as igrejas estão em quinto lugar, comercializando 5,9 milhões de exemplares por ano.

 Apárecem na lista clássicos da literatura brasileira, como "Dom Casmurro", de Machado de Assis; "Iracema" e "Senhora", de José de Alencar; "O Cortiço", de Aluísio Azevedo; e de clássicos internacionais, caso de "Romeu e Julieta", de William Shakespeare. Também há muitos sucessos da literatura infanto-juvenil, entre eles "O Pequeno Príncipe" e "Cinderela". Num País em que 18% da população são analfabetos, segundo dados de 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Porém, enquanto as obras indicadas pelas escolas são responsáveis por 3,4 livros per capita anualmente, o volume de leitura entre os que não as freqüentam cai para 1,3. "A escola é um centro importante na formação de leitores, mas falha na criação do gosto pela leitura nos alunos. Enquanto estão na escola eles lêem mais do que o dobro dos que os que não estudam mais, porém, ao deixá-las, abandonam a
leitura", comenta Amorim.

As mulheres lêem mais do que os homens: 5,3 contra 4,1 livros por ano. Outro dado da pesquisa é que, se 90% das pessoas com mais de 40 anos preferem ler em locais silenciosos, 14% das crianças com menos de 10 anos consultam os livros enquanto vêem televisão, e a maioria dos jovens entre 14 e 17 anos prefere ler ouvindo música.

 Os mais lidos do País


1) Bíblia
2) Código Da Vinci
3) O Segredo
4) Harry Potter
5) Cinderela
6) Chapeuzinho Vermelho
7) Violetas na Janela
8) A Branca de Neve
9) Os Três Porquinhos
10) O Sítio do Pica-pau Amarelo**
11) O Caçador de Pipas
12) Dom Casmurro
13) O Monge e o Executivo
14) A Moreninha
15) Senhora
16) A Bela e a Fera
17) Romeu e Julieta
18) Iracema
19) Peter Pan
20) Bom Dia Espírito Santo
21) A Pequena Sereia
22) O Cortiço
23) O Grande Conflito
24) Pinóquio
25) O Alquimista
26) Pequeno Príncipe
27) O Menino Maluquinho
28) Quem mexeu no Meu Queijo
29) Edir Macedo (Biografia)
30) Pais Brilhantes, Professores Fascinantes




Fonte: Imagem extraida do site Rua Direita

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A história do band-Aid



O band-aid foi inventado em 1920 por Earle Dickson, funcionário da Johnson & Johnson, para sua esposa. O protótipo do produto permitiu a sua esposa cobrir suas feridas sem auxílio. Dickson sugeriu a idéia a sua empresa que passou a produzir o produto e vendê-lo como band-aid. Dickson mais tarde se tornou vice-presidente da Johnson & Johnson até sua aposentadoria.

Os primeiros curativos produzidos não foram muito populares. Em 1924 a Johnson & Johnson apresentou a primeira máquina que produzia band-aids esterilizados. Na Segunda Guerra Mundial, milhões de band-aids foram enviados para a Europa.

Em 1951 os primeiros band-aids temáticos foram lançados, com decorações de personagens de desenhos animados, e se tornaram um grande sucesso desde então. De lá pra cá surgiram muitas marcas, tipos e formatos!

band aid

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

São Pedro de Alcântara: Padroeiro do Brasil?? Mais e Maria Aparecida

Ola,
Eu sempre soube que a padroeira do Brasil é Maria Aparecida, porém agora descobri que o Brasil tem mais um padroeiro.
São Pedro de Alcantara, eleito padroeiro ainda no tempo do imperio.

***
SPedroAlcantara.jpg (27552 bytes)

Todo dia 19/10, é comemorado o dia de São Pedro de Alcântara. O que pouca gente sabe é que ele também é o padroeiro do Brasil.
São Pedro, de origem espanhola, conquistou a família imperial, que no século dezenove pediu ao vaticano o título ao santo.
Ele é o padroeiro do Brasil. Tem festa todos os anos para homenageá-lo em Petrópolis, na região serrana do Rio, mas pouca gente sabe disso.

São Pedro de Alcântara era franciscano. Nasceu na Espanha e em suas pregações pela Europa conquistou os reis de Portugal. No Brasil era o santo de devoção da família imperial.
Foi Dom Pedro Primeiro, no século 19, quem solicitou ao vaticano que São Pedro de Alcântara fosse declarado padroeiro do Brasil. Pedido feito e aceito pelo Papa Leão 12. E que vigora até hoje.
"O Brasil tem essa importância de ter dois padroeiros na realidade. Tem São Pedro de Alcântara que é o padroeiro e Nossa Senhora Aparecida que é a padroeira", fala Jerônymo Ferreira, historiador.
O santo ganhou uma catedral, construída no terreno doado pelo imperador. No local está enterrado Dom Pedro II. Todos os anos milhares de fiéis visitam a igreja. Gente que aprendeu a respeitar o padroeiro.
Com a proclamação da República, São Pedro de Alcântara foi discretamente esquecido, provavelmente porque seu nome lembrava o dos imperadores e, além disso, mostrava o quanto havia de positiva ligação entre o Império e a religião. Porém, seu nome ainda continuou, por muito anos a ser lembrado nos missais mais tradicionais.

Em nossos dias, somente o nome de Nossa Senhora Aparecida é lembrado na qualidade de padroeira do Brasil, embora até aí se faça sentir a influência republicana, já que não há empenho em se divulgar que a coroa de ouro de N.S. Aparecida foi ofertada pela Princesa Isabel

http://img5.travelblog.org/Photos/4939/221526/f/1840389-Catedral-de-S-o-Pedro-de-Alc-ntara-1.jpg


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ano Novo Chinês & Pascoa Cristã

Ola,
 Estudando a Lição de Jovens da Escola Sabatina de domingo dia 18 de Outubro de 2009, encontrei a razão das comemorações do ano novo chinês.

***
Lição dos jovens 442009


O Ano Novo lunar é um importante festival chinês. Segundo a lenda, um monstro surgia toda véspera do Ano Novo chinês e matava muitas pessoas. Isso aconteceu durante muito tempo, até que um imortal chegou e ensinou às pessoas que o monstro tinha medo da cor vermelha e de barulhos altos. No Ano Novo seguinte, as pessoas mataram seus animais e borrifaram ou esfregaram o sangue no batente das portas.
Quando o monstro viu o sangue vermelho, fugiu correndo. Hoje em dia, os chineses colocam papel ou pano vermelho no batente das portas e soltam fogos de artifício no Ano Novo. Na véspera do Ano Novo, as famílias se reúnem para comer peixe e galinha, que são servidos inteiros.
Deus instruiu os israelitas a matar um cordeiro e borrifar o sangue nos batentes das portas no dia anterior ao da sua libertação do Egito. Foi o sacrifício da Páscoa do Senhor. Eles deviam comer o cordeiro após assá-lo no fogo (Êx 12:9). Deviam comer seu cordeiro pascal prontos para correr e lutar (Êx 12:11). A Páscoa do Senhor significou a libertação dos israelitas da perseguição e escravidão por parte dos egípcios.
Antes de partirem de seu acampamento no Sinai, os filhos de Israel comemoraram seu primeiro aniversário de Páscoa em liberdade. Deus não queria que se esquecessem de sua miraculosa redenção da escravidão egípcia. Em sua marcha tribal de três dias, a nação tinha sido guiada por Deus, numa coluna de nuvem e de fogo. A nuvem os conduzira em direção ao leste e ao norte no deserto de Parã.
Jesus Cristo, nosso Cordeiro pascal, nos libertou da escravidão do pecado. A Ceia do Senhor é a Páscoa cristã. A exemplo dos israelitas após terem comido o cordeiro pascoal, recebemos instruções para pregar o evangelho e para vigiar e orar, a fim de não entrarmos em tentação (Mt 26:41). Como os israelitas no deserto de Parã, devemos seguir Suas instruções sem nos preocuparmos com o que nos acontecerá. A chave é confiar nEle, nosso sábio Pai.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Eu e minhas interrogações. Deus e suas respostas.

Ola!
Recebi esse email da Denise e gostei muito, decidi compartilhar com vocês, espero que também gostem.
Podemos saber que Cristo esta conosco mesmo nos pequeninos detalhes, quem diria que o Senhor do universo se inclinaria para ouvir um simples pedido da Denise? Assim ele é ouvi os meus e ou seus anseios, ele deseja somente que abramos a porta de nosso coração e de nossa vida para que ele faça morada.

Abraços



***



Ola!

 

É sempre bom compartilhar com os amigos fatos e experiências do dia-a-dia das quais podemos extrair lições de aprendizado e de confiança em um Deus maravilhoso, que se preocupa com cada detalhe de nossa vida, principalmente quando a Ele submetemos nossas preocupações, anseios e até mesmo nossos sonhos.

 

Há algumas semanas atrás, me vi questionando a Deus o porquê de estar me sentindo cada vez mais distante de algumas coisas que desejaria estivem bem próximas de mim, bem próximas de acontecer, coisas que tenho suplicado há tempos, mas que ainda não obtive a resposta desejada.

 

São as interrogações que surgem em certos momentos da vida. Quem já passou por isso, sabe.

 

Nesta mesma época, estava eu precisando muito de um par de sapatos pretos para  o trabalho. Precisaria que fossem confortáveis, de boa qualidade e é claro, de um preço razoável. Exigências normais.

 

Iniciei minha busca, até que achei o modelo ideal em uma certa loja. Contudo, as cores disponíveis eram apenas cinza, marfim e caramelo. Que tristeza!

 

Indaguei ao vendedor, o qual me informou que todos os pares pretos haviam sido vendidos e que não chegaria nova remessa.

 

Como sou persistente, durante três semanas seguidas visitei a mesma loja na esperança do vendedor estar enganado. Como ele não estava, quem estava era eu, desisti dos mesmos e passei a procurar em outras lojas e até um pouco distante. Contudo, não obtive êxito.

 

Um certo dia, ao sair do escritório, já cansada e precisando de resolver o meu problema com os sapatos, resolvi orar a Deus em pensamento. E foi assim que eu pedi a Ele que me conduzisse a uma loja onde eu pudesse encontrar os sapatos que eu precisava, e que isto ocorresse em 1 hora, já que neste tempo o comércio fecharia. 

 

Fui à procura. Antes, porém, resolvi pela última vez (promessa que fiz a mim mesma), entrar naquela loja que já havia visitado por inúmeras vezes durante as três semanas seguidas para ver se encontraria o par de sapatos almejados.

 

Sem muita esperança, entrei e olhei: lá estava a prateleira com os mesmíssimos sapatos, ou seja, os cinzas, marfins e caramelos. Mas qual não foi minha surpresa, ao avistar, perdido entre os marfins, um único par de sapatos pretos.

Pensei logo: "Pode até ser a cor que procuro, mas não é o meu tamanho."

Mais surpresa ainda fique ao constatar que era exatamente o meu número.

 

Agradeci a Deus naquele momento e saí feliz com os meus sapatos.

 

É claro que encontrar os sapatos foi extremamente gratificante. Mas creio que se não fosse dessa forma, Deus usaria outros meios.

 

Mais importante do que encontrar os sapatos, foi a lição que extraí do fato.

Em meu íntimo, senti que Deus havia respondido as minhas indagações, me dizendo que:

- somente eu poderei impedir a execução dos planos Dele para minha vida

- o que é meu, está bem reservado

- o tempo? para Ele não importa. Ele é o Senhor do tempo.

- de onde e quando eu menos espero é que virá.

- Ele somente me dará o que eu peço quando, além de reconhecer que a vontade dEle deve estar acima da minha, eu estiver preparada para receber

 

Penso então, que, por mais difícil que seja, deveríamos procurar colocar em prática o conselho:

 

"Aquietai-vos e sabei que EU SOU DEUS."

Salmos 46:10

 

Que você tenha uma semana abençoada e feliz na presença de Jesus, nosso amigo em comum!!!!

 

Abraços.

 

Denise

 

 

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Promessas de casamento, de Marta Medeiros




Promessas de Casamento
Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento a igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre. "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?" Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Messengers!!!

Ola ^^
Comunicar-se é preciso, como já diria o sábio (na verdade acabei de inventar).
Acabei de inventar minha primeira campanha... COMUNICAR É PRECISO, se voce sabe de algum site confiavel que de acesso a algum menseger ou a alguma rede de relacionamento social, deixe um comentario.
Abaixo há diversos sites que foram-me indicados por amigos que conseguiram burlar sistemas de bloqueios a sites de relacionamento social e mensageiros instantaneos.
Afinal... ninguem é uma ilha.