Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2009

Folia de rua

Imagem
Ola!
Hoje dia de carnaval, todos estão festejando.
Quando se fala de carnaval costuma-se lembrar das grandes escolas de samba; porem o carnaval é muito mais que isso. As escolas de samba costumam desfilar somente em centros de grandes cidades, e como será o carnaval dos bairros mais afastados dos centros das grandes cidades e das cidades pequenas?



***
Coretos e desfiles de blocos, concursos locais de fantasia e bailes populares vêm deixando os espaços periféricos e arrastam hoje massas de foliões, embalados por estilos musicais ecléticos, que incluem desde as tradicionais marchinhas a músicas ligadas ao folclore ou a ritmos contemporâneos.
Para combinar com o comportamento alegre do folião, em qualquer das manifestações de rua hoje o traje oficial são as roupas coloridas e irreverentes. As tradicionais fantasias de baiana, odalisca, bailarina, índio, malandro, político, pirata, mascarado e tantas outras costumam ser incrementadas conforme a imaginação popular. Elementos do meio social são …

Nascem as escolas de samba

Imagem
Aff!!!
Parece-me que o Brasil parou por causa do carnaval.
Até as horas parecem andar mais devagar.
A unica coisa que tem bom desempenho desta epoca do ano são as escolas de samba.





*** Há diferentes versões sobre o surgimento das escolas de samba, manifestação típica dos morros cariocas. Originadas no carnaval de rua, apresentavam no início, na década de 1920, constituição bem parecida à dos ranchos, cordões e blocos. O samba era o ritmo que diferenciava as escolas dos demais grupos populares, que celebravam ao som de músicas folclóricas, como o maxixe, e do batuque dos Zé Pereiras – que nunca constituiu um ritmo próprio. Uma das versões da história é que as escolas tenham ganhado importância devido a um forte estímulo do governo de Getúlio Vargas, que buscava incentivar manifestações de afirmação dos elementos de identidade nacional. Assim, as escolas de samba teriam começado a atrair a atenção da sociedade para, anos depois, tornar-se expressão musical do país.
Com o tempo, a apresentação…

Histórias do Carnaval

Imagem
Ola!
Hoje é motivo de muita alegria.
Inicia-se hoje o recesso de Carnaval no meu trabalho, terei uma semana de descanso.
Não que eu goste das comemorações de Carnaval, mais um descanso é necessário para recuperar as forças perdidas no corre corre dos dias atuais.

*** O Carnaval teve suas origens na Europa Medieval. No calendário religioso cristão, ele antecede a quaresma, período de 40 dias criado para incentivar fiéis a obedecer privações rigorosas estabelecidas pela igreja. No Carnaval, em compensação, se realizariam grandes desperdícios, comilanças e bebedeiras: tudo o que não poderia ser feito durante a quaresma.
Ao longo do tempo e com a expansão européia pelo mundo, o Carnaval foi chegando a outras terras e, nelas, sofreu diversas influências culturais. No Brasil, o fenômeno resultou em um dos mais plurais festejos do planeta.

Entrudo:Brincadeira de sujar
Com os colonizadores portugueses, chega ao Brasil no século 16 o entrudo, uma brincadeira carnavalesca que se caracterizava basicamen…

Saiba mais sobre a Mata Atlântica

Imagem
Oi,
Não sei se vocês sabem mais no período de 2005 e 2006 eu fiz o curso técnico em Meio Ambiente.
Foi um curso simplesmente maravilhoso, pois nele eu consegui ver a real importância do meio ambiente para o ser humano.
A parti desse curso eu passei a ter uma visão mais critica das políticas publicas referentes ao meio ambiente e sua efetivação.
Uma área que me deixa muito triste é a devastação da Mata Atlântica, quando os colonizadores chegaram aqui encontraram uma imensa floresta que hoje esta praticamente extinta, devemos tomar uma atitude para a preservação do meio ambiente.


***

A Mata Atlântica é um dos biomas de maior diversidade do mundo e engloba 17 estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, MS, GO, MG, RJ, ES, BA, AL, SE, PE, PB, RN, CE e PI). Infelizmente, hoje resta cerca de 7% da sua cobertura original. O plantio de mudas nativa contribui para a conservação da água, além de regular o clima, a temperatura, a umidade e as chuvas, garantindo qualidade de vida para 60% da população brasile…

Goa: o irmão perdido do Brasil na Índia.

Imagem
Ola,
Eu conheci pela Internet um rapaz muito simpático, o nome dele é: Basil. Ele é índiano. Ele mora em um estado indiano chamado Goa, e o mais surpreendente é que esse estado ja foi uma colónia portuguesa em plena Índia. E consequentemente todos utilizavam o português como língua oficial. Hoje poucas pessoas ainda falam português nesse pedacinho da Índia.
***




Goa é um estado da Índia. Situa-se entre Maharashtra a norte e Karnataka a leste e sul, na costa do Mar da Arábia, a cerca de 400 km a sul de Bombaim.
É o menor dos estados indianos em território e quarto menor em população, e o mais rico em PIB per capita da Índia. Goa foi cobiçada por ser o melhor porto comercial da região. Goa foi cobiçada por ser o melhor porto comercial da região. A primeira investida portuguesa deu-se em 1510, de 4 de Março a 20 de Maio. Nesse mesmo ano, em uma segunda expedição, a 25 de Novembro, Afonso de Albuquerque, auxiliado pelo chefe hindu Timoja, tomou Goa aos árabes, que se renderam sem combate, por o s…

Sexta-Feira 13

Imagem
Ola!
Hoje eu acordei bem cedo e comecei a me arrumar para ir para o trabalho, liguei o rádio, e quando falou a data de hoje disse: Tenham todos um Bom Dia nessa Sexta Feira 13 . Eu fui logo no calendário confirmar a informação, e era verdade, folheei o calendário para ver quantas vezes essa data ira se repetir durante o ano, essa é a primeira de três Sextas Feiras 13 durante o ano de 2009, a primeira é hoje, a segunda vez que essa data se repetira será em Março e a outra somente em Novembro.
Essa data é cercada de mitos, crendices e superstições. Eu sinceramente sou muito incrédulo nessas questões, e é claro que não acredito nessas historias, mas já me diverti muito nessa data, no Colégio onde eu estudei nos íamos sempre com uma peça preta do nosso vestuário nessa data.





***


O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia. Foi feito um estudo pelo Centro Holandês de Estatísticas Atuariais, onde mos…

O segredo do vôo de abelhas

Imagem
Ola!
Ontem eu vi o filme Bee Movie - A História de uma Abelha, e gostei muito, é um filme bem produzido e muito divertido .
Mas durante o filme foi dito umas três vezes uma coisa que deixou-me intrigado , disseram que do ponto de vista científico as abelhas jamais poderia voar. Elas têm asas pequenas demais para seu corpo avantajado, além de outras limitações. Mas, desafiando as leis da aerodinâmica: elas voam!

***

Pesquisadores da Universidade de Bath, no Reino Unido, acabam de encaixar mais uma peça num quebra-cabeças antigo: como as abelhas e os outros insetos dominaram tão bem a arte do vôo. A descoberta pode abrir caminho para o desenvolvimento de miniaviões com apenas alguns centímetros, que seriam uma mão na roda carregando câmeras de segurança ou espionagem.

Os cientistas sempre tiveram dificuldade para entender o vôo dos insetos porque, segundo cálculos simplificados, os bichos não deveriam ser capazes de se manter no ar por causa das asas muito pequenas.

Os cálculos, no entanto, …

Origem de diversas frutas comuns no Brasil

Imagem
Ola!
Eu adoro comer varias frutas, e agora no verão o consumo de frutas é muito indicado.
No Brasil há diversas variedades de frutas, mais o que mais impressiona é que muitas dessas frutas que são tão comuns em nosso dia-a-dia não são originaria de nosso país.
Abaixo há uma lista de diversas frutas comuns em diversas partes do território nacional e suas origens.

**** 1. abacateiro (Persea americana) - originário da América Central, frutifica de dezembro a março.2. mangueira (Mangifera indica) - vinda da Ásia, frutifica de dezembro a março.3. amoreira (Morus nigra) - nativa da China e Japão, frutifica de setembro a outubro.4. goiabeira (Psidium guajava) - nativa em São Paulo, frutifica de janeiro a março.5.nêspera ou ameixa-amarela (Eriobotrya japonica) - originária do Japão, frutifica de junho a agosto.7.pitangueira (Eugenia uniflora) - nativa em São Paulo, frutifica de setembro a novembro.8.jerivá (Syagrus romanzoffiana) - nativa em São Paulo, frutifica o ano todo.9. limoeiro (Citrus sp) …

Gibraltar por Dentro

Imagem
Conhecida por muitos simplesmente por "A Rocha", Gibraltar é um território britânico na costa sul da Espanha, que entregou essa estreita península, de 6,8 quilômetros quadrados, para o Reino Unido como parte do Tratado de Utrecht, em 1713. Devido à importância de Gibraltar para as estratégias militares na foz do mar Mediterrâneo, o Reino Unido construiu ali uma guarnição militar. Em 1830, o governo britânico transformou a guarnição em uma colônia formal. A Grã-Bretanha usava Gibraltar para controlar o tráfico de entrada e saída do Mediterrâneo. Durante a II Guerra Mundial, as forças Aliadas lançaram de Gibraltar ataques contra as forças Axis, no norte da África. Nos primeiros anos da década de sessenta, o Reino Unido considerou a possibilidade de conceder independência a Gibraltar, mas a Espanha alegou, então, ter soberania. Em 1967, os gibraltarinos votaram um referendo para permanecerem como parte do Reino Unido. No fim da década de noventa, o Reino Unido manteve diálogo com…

Castas Indianas: o misterio do "Caminho das Índias"

Imagem
Ola!
Eu não gosto de novelas, mas essa nova novela da Globo me deixou intrigado com essa divisão em castas na Índia.
Postei sobre esse assunto pois isso me deixou muito curioso.

Não desejo criticar o sistema de Castas pois é algo cultural tipico daquela cultura, mais não sou favoravel a sua existencia.



***

Na Índia, trabalho e riqueza são parâmetros insuficientes para que possamos compreender a ordenação que configura a posição ocupada por cada indivíduo. Nesse país, o chamado regime de castas se utiliza de critérios de natureza religiosa e hereditária para formar seus grupos sociais.


O sistema de castas surgiu na Índia com os árias e começou a desenvolver-se por volta de 850 aC. Sua origem parece proveniente da divisão entre o imigrante ária, de pele clara, e os nativos (dasya), denominados escravos (dasas), que se distinguiam pela pele escura. Os árias são descendentes da maioria dos povos brancos da família indoeuropéia nessa descendência.

As primeiras referências históricas sobre a exis…

Roupa nova ao velho idioma: Entrevista com a Lingua Portuguesa.

Imagem
Oi,
Essa Reforma Ortográfica está deixando varias pessoas de cabelo em pé.
Só de pensar que as pessoas que escrevem com clareza, caso não se adaptem as novas regras ortográficas, correm o risco de passarem a escrever errado, oque seria de mim, mero mortal que já tenho dificuldades com as antigas regras ortográficas sobre as quais fui ensinado.
Inúmeras dúvidas surgem na cabeça de milhares de cidadãos enquanto o Brasil se prepara para a reforma ortográfica da Língua Portuguesa. Se por um lado o trema – que já não era muito utilizado – dará seu adeus eterno ao mundo dos vivos, por outro, o hífen – considerado por muitos um vilão –, deixará de existir apenas em alguns casos.
Semana passada fui na UFRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e recebi o informativo interno deles intitulado "Rural Semanal", nesse informativo há essa crônica referente a mudança ortográfica e de uma forma cômica ensina algumas das mudanças que ocorreu na nossa língua.




***



Vejam só: eu, a língua por…

Bica da Mulata

Imagem
Oi,
No centro da Cidade em que eu moro há uma estatua que foi fundida no tempo do Imperio.
Porem poucas pessoas sabem da sua historia e importancia para a cidade.
Nas nossas cidades sempre há algo que conta um pouco de nossas historias e nossas raizes,por esse temos que valorizar e conservar nosso patrimonio publico.

***



Estatua de ferro fundida no tempo do império, possui com traços renascentistas. Essa foi uma das 182 esculturas trazidas por Dom Pedro II da França.
Essa estatua foi fundida na França na famosa fundição Val d'Osne. Marcou o início da água potável no Município e simboliza a musa grega Euterpe: a Deusa das Águas. Ficava localizada em frente à estação de trem de Belford Roxo oferecendo água aos passantes. Com o passar dos anos, a oxidação do ferro transformou a escultura em “mulata”.
Depois de ser roubada na década de 50, foi encontrada na cidade do Rio de Janeiro. No ano de 1995 foi trazida novamente para o récem-emancipado município de Belford Roxo.