quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Espanhol (spanish, español, spagnolo, espagnol)- ¿ Usted Habla?

Oi,
No proximo mês irei iniciar o curso de espanhol.
O espanhol é uma das línguas com mais falantes em todo o mundo.
Considerando que é uma das línguas mais importantes do mundo, não preciso editar um texto tão grande para falar de sua importância.
Ter mais uma língua pode ser muito importante para o futuro profissinal de qualquer pessoa.


***


Dentre as várias línguas faladas, o espanhol se destaca, é a segunda língua nativa mais falada no mundo e a primeira mais falada nas Américas (na América os únicos países que não adotam esta língua como oficial é o Brasil e o Canadá, os Estados Unidos possuem tanto a língua Inglesa como o Espanhol como línguas oficiais). Junto com o inglês é a língua ocidental que possui mais falantes.
A língua espanhola, também conhecida como “castelhano”, sofreu variações ao longo do tempo e de região para região, os chamados dialetos oriundos do espanhol. O idioma castelhano tem esse nome por ser originário de Castela.
O espanhol é muito parecido com o português e ao mesmo tempo é muito diferente, o que na maioria das vezes causa confusão durante a tradução.



Hoje, além da Espanha, fala-se o Espanhol na América Latina: Argentina, Bolívia Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Guatemala, Honduras México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, El Salvador, Uruguai, Venezuela e Guiné Equatorial (África). Na América do Norte, nos Estados Unidos, propriamente dito, o Espanhol é usado como língua de comunicação entre a maioria dos anglo-saxãos dos estados do Colorado, Arizona, Califórnia e Novo México e também pôr numerosos grupos de New York e Flórida.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vamos rir um pouquinho?: CORRIGINDO DITADOS

Oi,
Eu tenho uma amiga que se chama Lorena, ela esta na Europa, mesmo a distancia não conseguiu desfazer nosso vinculo de amizade, mas a saudade e demais.
Ela sempre me envia e-mails com apresentações em PowerPoint e também e mensagens Carta com piadas e histórias muito legais.
Hoje eu recebi um e-mail dela que gostei muito, espero que vocês também gostem.


***

CORRIGINDO DITADOS

É dando.......................que se engravida.
Quem ri por último....é retardado.
Alegria de pobre..............é impossível.
Quem com ferro fere...........não sabe como dói.
Sol e chuva..........................vou sair de guarda-chuva.
Em casa de ferreiro..............só tem ferro.
Devo, não pago....................nego enquanto puder.
Quem tem boca vai..............ao dentista.
Gato escaldado ....................morre.
Quem espera........................sempre cansa.
Quando um não quer..........o outro insiste.
Os últimos...........................serão desclassificados.
Há males.............................que vem para piorar.
Se Maomé não vai à montanha.....então vai à praia.
A esperança e a sogra..........são as últimas que morrem.
Quem dá aos pobres,.........paga a conta do motel.
Depois da tempestade..........vem a gripe.
Devagar...............................nunca se chega.
Antes tarde..........................do que mais tarde.
Em terra de cego.................quem tem um olho é caolho.
Quem cedo madruga...........fica com sono o dia inteiro.
Pau que nasce torto.............mija no chão
Carro a álcool........................você ainda vai empurrar um.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mouse: O unico "ratinho" mais querido que o Mickey

Ola!
Eu sei que é possivel navegar na internet sem o mouse, mais que teria prazer em acessar os sites da web sem o auxilio de um Mouse?
Eu diria que o "ratinho" é quase que indispensavel na nossa vida.



***



O mouse de computador foi criado por Douglas Engelbart, em 1968, resultado de um projeto que durou cinco anos. Engelbart, nascido em 30 de janeiro de 1925, no Oregon, EUA, trabalhou no Instituto de Pesquisa de Stanford, onde desenvolveu o "ratinho de mesa". Sua primeira versão era feita de madeira, movia-se sobre pequenas rodas e tinha apenas um botão. A popularização do equipamento, tão indispensável hoje, começou bastante tarde, quando em 1982 a Appel lançou o sistema de "apontar e clicar", mesmo ano em que ganhou mais uma tecla.




Fonte de Pesquisa: Extraido do Blog Amostra Gratis e Brndes Gratis, disponivel em <http://www.amostrasgratis.org/2009/01/mouse-grtis.html> acesso em 26 de Janeiro de 2008.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cabelos

Ola!
Os cabelos ocupam boa parte do tempo de uma pessoa quando ela esta se arrumando, idependente se homem ou mulher, mais é claro que as mulhares demoram muito mais.

Os cabelos na verdade são constituidos de uma proteina chamado Queratina que o corpo libera... e tenho certesa que é a proteina mais amada de todos.



***


O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pêlos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano). Diferenciam-se dos pêlos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores:

* loiros: Uma recente
pesquisa mostra que os loiros atualmente, representam apenas 2% de pessoas do mundo. Os cabelos loiros podem aparecer em todas as raças, mas a ocorrência mais comum acontece entre os caucasianos, principalmente das regiões da Escandinávia, Rússia, Países Germânicos e Leste Europeu.
* ruivos avermelhados: Os cabelos ruivos podem adquirir uma tonalidade mais avermelhada ou mais alaranjada dependendo da variação. Os cabelos ruivos avermelhados são bastante comuns na Rússia e na Grã-Bretanha.[carece de fontes?]
* ruivos alaranjados: Algo entre o louro e o ruivo avermelhado, o alaranjado é bastante comum nos países britânicos como a Irlanda e o Reino Unido. Podem adquirir um tom mais acastanhado.[carece de fontes?]
* castanhos claros: Os cabelos castanhos claros refletem uma transição entre o louro e o castanho de fato. Podem adquirir reflexos dourados, e são muito comuns na Grã-Bretanha, França e nos países alpinos.[carece de fontes?]
* castanhos escuros: Os cabelos castanhos escuros são muito comuns em toda a Europa, e tem ocorrência em todas as raças. Apresentam uma tonalidade próxima ao marrom.
* pretos ou negros: Comum em todas as raças, especialmente entre as asiáticas e entre os povos provenientes do mediterrâneo, como portugueses, espanhóis, gregos, italianos e árabes.
* grisalhos: Cabelos acinzentados, ou por decorrência da idade, ou pela perda precoce de melanina, que pode ocorrer na adolescência ou até mesmo na infância.
* brancos: Em pessoas idosas ou sob condições anômalas.[carece de fontes?]

Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dicas de como aumentar a vida útil do seu pendrive

Oi,
Hoje em dia um pen dribve é quase que imprecindivel no dia a dia de um jovem, e principalmente de estudantes.
Minha irmã havia me dado um pendrive no inicio do ano passado e como eu tive poucos cuidados com ele antes do meio do ano o pendrive ja estava ruim, é claro que eu não contei isso para a minha irmã. E agora no fim do ano que acabou de se findar um amigo meu me deu um pendrive novo.
O que eu quero disser é que são necessarios uma série de cuidados com os pendrives para que eles durem por mais tempo.


***



1. Você não deve deixar o pendrive conectado continuamente no computador. Isso reduz sua vida útil. As memórias desses cartões são perdidas com o tempo de uso.

2. Conecte o pendrive somente depois do sistema operacional ter sido inicializado, e remova-o antes de desligar o computador, seguindo os procedimentos descritos abaixo.

3. Você não deve remover um pendrive sem ter avisado ao sistema operacional que vai fazê-lo. Muitas vezes isso pode não ocasionar perda de dados, mas se existirem programas acessando os arquivos do pendrive, a chance de perder alguma informação é grande.

4. Quando você insere um pendrive numa porta USB, aparecerá na barra de tarefas do Windows XP um ícone indicando que existe uma mídia removível conectada ao computador. A forma mais segura de remover o pendrive é dar um duplo clique sobre esse ícone. Uma caixa de diálogo é aberta e então você deve selecionar a unidade USB que deseja desativar ou remover, e clicar no botão “Parar”. Uma nova caixa de diálogo é exibida mostrando a letra de drive ou outras informações do dispositivo. Se você tiver mais de um periférico USB conectado, essa é a oportunidade de saber se está desativando o dispositivo correto. Se for aquele desejado, clique “Ok” ou então no botão “Cancelar” para escolher outro dispositivo.tar a vida útil do seu pendrive.


Fonte de pesquisa:Extraido do Blog Amostras Gratis e Brindes Gratis, disponivel em <http://www.amostrasgratis.org/2009/01/capinha-para-pendrive.html>, acesso em 20 de Janeiro de 2009

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Curiosidades sobre o Surf

Ola!


Sempre achei o surf um esporte muito bonito...mais infelizmente eu nunca aprendi a surfar, para falar a verdade eu nunca tentei aprender.


***



Por motivos religiosos, era proibido surfar de pé. Os havaianos desciam as ondas deitados sobre as pranchas. Com o tempo, as proibições foram sendo vencidas.
No Brasil, as primeiras pranchas, então chamadas de "tábuas havaianas", chegaram pelas mãos de turistas e funcionários de companhias aéreas.
Detalhe: nessa época a prancha tinha 3,60 metros e pesava oitenta quilos.
Nos anos 50, um grupo de cariocas, liderado por Paulo Preguiça, Jorge Paulo Lehman e Irencyr Beltrão, começou a descer as ondas em Copacabana, com pranchas de madeirite



Extraido do Blog Amostras Gratis e Brindes Gratis, disponivel em >, acesso em 19 de Janeiro de 2008

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ilhas de Martim Vaz

Olá!


Ontem eu comentei sobre a Ilha da Trindade, hoje quero falar-lhes sobre a Ilha de Martins Vaz, Esta ilha se encontra proxima a Ilha da Trindade e por esse motivo muitos as chaman de Arquipelago de Trndade e Martins Vaz.


Assim como a Ilha da Trindade essa pequena ilha tambem pertence ao estado do Espirito Santo.


Muitos navegadores consideram-nas como um paredão rochoso no meio do Atlântico.


Elas são totalmente desabitadas.





***





É um conjunto de ilhas formado pela ilha principal (Martim Vaz, com 975 metros), duas ilhotas íngremes e inacessíveis (a Ilha do Norte, com 65 metros, e a Ilha do Sul, com 122) e vários rochedos menores, como o Rochedo Agulha, espalhados a 48 km a leste de Trindade, perfazendo uma área total de 0,3 km² (30 hectares).
As ilhas ficam localizadas a 1.124 Km da Ponta da Baleia, no sul da Bahia próximo a Caravelas (ponto mais próximo no continente), sendo portanto um dos locais mais remotos e isolados do território brasileiro.
A vegetação é predominantemente rasteira, com a presença de raros arbustos no topo, que são impiedosamente açoitados pelo vento. A fauna é formada apenas por caranguejos, aranhas endêmicas e centenas de aves migratórias.
Como lajes e alto-fundos cercam as ilhas, revelando um campo minado nem sempre emerso, desconhecidos e pouco registrados nas cartas náuticas, a área é naufrágio a vista para embarcações desavisadas de qualquer porte. A única maneira menos arriscada de desembarque é de helicóptero, por ser literalmente vertical e plana em cima, como um chapadão (surgem abruptamente do mar).



História de Martim Vaz


Descoberta em 1512 por João da Nova, foram visitadas em 1514 por Juan de la Cosa, que denominou a ilha principal de Santa Maria Esmeralda. Em 1768, o francês La Pérouse tentou subir as rochas, mas dois de seus marinheiros acabaram morrendo na tentativa. Em homenagem aos mortos, denominou as ilhas do grupo como Martim Vaz. Em 1951, a Marinha do Brasil quis tomar formalmente posse das ilhas, e uma guarnição militar tentou hastear a bandeira na ilha principal, contudo a embarcação naufragou ao bater de frente com um rochedo e 12 marinheiros perderam suas vidas.
Em 1960 uma expedição científica inglesa com o navio HMS Owen achou uma enseada segura e conseguiu explorar a ilha maior. A primeira aterrissagem na Ilhota do Sul foi feita em 1962 por uma equipe militar a bordo de um helicóptero. Mais recentemente, em 2007, houve outros pousos por helicóptero da Aviação Naval para a substituição da Bandeira Nacional lá hasteada.
O pesquisador Everisto Pena Scorza encontrou nas ilhas algumas provas de um mineral extremamente raro, a hauynita, apenas encontrado em tempos antigos na China e na Eslováquia.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ilha da Trindade: O paraíso escondido.

Ola!

Quem nunca ouviu falar do "Arquipélago de Fernando de Noronha"? Duvido que algum brasileiro desconheça esta ilha tão famosa.
Mas são poucos os brasileiros que sabem da existência de outras pequenas ilhas Photobucket próximo ao litoral do Brasil.
Uma delas é a Ilha da Trindade.



***



Existe uma porção de terra no meio do oceano Atlântico, localizada a 1.167 quilômetros de Vitória (ES) e a 2.400 quilômetros da África, que é a verdadeira visão do paraíso: a Ilha da Trindade, supervisionada atualmente pela Marinha Brasileira, onde a natureza é virgem, tartarugas marinhas são preservadas, espécies endêmicas de plantas ainda sobrevivem e pouquíssimas pessoas podem chegar. É o território mais ocidental do país. É um verdadeiro paraíso proibido e perdido.



Trindade já foi presídio político entre 1922 e 1926 e o presidente Artur Bernardes enviou para lá alguns tenentes derrotados na revolta dos 18 do Forte de Copacabana, entre eles Juarez Távora e Eduardo Gomes.

Há uma gruta que era usada como local de orações e até hoje é reverenciada pelos militares e civis que chegaram à ilha. A tradição diz que para retornar à ilha é necessário deixar algum objeto pessoal no interior da gruta. É impressionante a quantidade de objetos, roupas, quadros, fotos, deixados por lá.

É lá que o Brasil começa (além dos penedos-desabitados-de São Pedro e São Paulo), se baseando no leste, onde o sol nasce. O arquipélago pertence a uma cadeia de montanhas submarinas do Atlântico numa linha reta que vai do Estado do Espírito Santo em direção à África. De forma alongada e com um terreno extremamente acidentado, possui uma área de apenas 9,2 quilômetros quadrados, o que equivale a metade do arquipélago de Fernando de Noronha. Mesmo tão pequena, a ilha tem atrações naturais diversificadas: são 12 praias, a maioria formadas por solo de pedra e corais, e cada enseada possui uma característica diferente, como um pico, uma vegetação rasteira, uma piscina natural, solo de terra vermelha, túnel e costões íngremes.




O clima em Trindade é oceânico tropical, o que leva a temperatura média anual a cerca de 25,2º C, sendo o mês de fevereiro o mais quente do ano, com 30,2ºC, e o de agosto, o mais frio (17,3ºC). Entre os meses de abril e outubro, a região sofre invasões periódicas de frentes frias, vindas do pólo.


As temperaturas na ilha são estáveis, mas o tempo muda constantemente em poucos minutos. O sol escaldante, diversas vezes, é ocultado por chuvas torrenciais, conhecidas como “pirajás”, traduzidas como “que passam rápido”. Nestas ocasiões é possível observar a formação de arco-íris de forte coloração. Criada em 1989, a Reserva Ecológica Municipal das Ilhas Oceânicas da Trindade e Arquipélago Martim Vaz, é considerada patrimônio ambiental e genético do Oceano Atlântico.

Quando o tempo está limpo em Trindade, é possível ver a ilha vizinha de Martim Vaz, formada por um rochedo íngreme a 49 quilômetros do paraíso, que desponta no meio do azul-marinho do mar. Em Martim Vaz, a vegetação é rasteira no topo e não há presença humana, apenas caranguejos e aves migratórias.


Trindade também serve para alimentar lendas na memória de marinheiros sobre tesouros escondidos no local. A ilha já pertenceu à Inglaterra e foi presídio político, mas hoje significa apenas uma ponta do que existe de mais belo no país. Em 1700 a ilha foi visitada pelo astrônomo inglês Edmund Halley (o mesmo que deu o nome ao cometa, que chegou a tomar posse da lIha em nome da monarquia britânica). Halley, preocupado com futuros náufragos, resolveu introduzir cabras para serem usadas como fonte de alimento. Não houve tantos naufrágios como o previsto e as cabras viraram uma praga, comendo tudo o que viam pela frente. A marinha então organizou as “cabritadas”: grupos de caça para exterminar as cabras. No ano de 2000 as últimas cinco cabras foram mortas. Em 1895, os ingleses ocuparam a ilha com a justificativa de implantação de um cabo submarino para ligação da Inglaterra com a Argentina. Em 1897 o Brasil fez uma disputa diplomática e voltou a governar a ilha. Em comemoração foi posta uma placa com os dizeres: “O direito vence a força”.


Trindade pertence ao município de Vitória, o seu território é somado junto a área total da cidade, na verdade Trindade seria o "bairro" mais distante de Vitória. Uma vez por ano é realizada a regata Vitória x Trindade, onde participam veleiros de todo o Brasil.


Mas nem tudo é tão perfeito em Trindade. Sua vegetação é escassa, mas a fauna é riquíssima. Como a ilha é um local de preservação administrado pela Marinha, o paraíso é inacessível, com um trabalho de preservação para impedir que a tão bela natureza de Trindade seja destruída.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

George Solitario : a criatura mais sozinha de toda a Terra.

Ola!

Recentemente eu estava assistindo um ducumentário
Photobucket sobre o Arquipélago de Galapagos Photobucket.
Falou-se então sobre "George Solitário", trata-se de uma tartaruga
Photobucket. Ele é o ultimo de sua espécie.
Através de George Solitário podemos ver que tudo o que os seres humanos tocam pode dar errado quando o ser humano coloca ganhos financeiros na frente da sobrevivência das espécies.



***

As tartarugas-de-galápagos (Geochelone nigra) estão ameaçadas de extinção. A subespécie Geochelone nigra abingdoni, encontrada na ilha Pinta (ou Abingdon) do arquipélago, só tem um representante conhecido (George) e é considerada extinta na natureza. George foi a última tartaruga encontrada na região de Pinta, em 1971.George Solitário (Lonesome George), uma tartaruga da ilha Pinta, no arquipélago de Galápagos é o animal mais raro do mundo, por ser provavelmente, o último sobrevivente de sua subspécie. Acredita-se que a espécie tenha sido praticamente levada a extinção por pescadores e piratas que matavam as tartarugas para comer e o seu habitat tem sido invadido por cabras que foram introduzidas às ilhas.


George foi visto pela primeira vez em 01 de dezembro de 1971 e até então, sua raça era considerada extinta. George tem idade estimada entre 60 e 90 anos. Na estação de pesquisas Charles Darwin foi mantido em contato com duas fêmeas de uma das ilhas vizinhas, na esperança de que seu código genético fosse preservado através de cruzamento.Infelizmente, essas tentativas não deram resultado até hoje e os pesquisadores continuam em sua busca contra o tempo por uma fêmea da espécie. George Solitário, a critatura tida como a mais rara do mundo pelo Livro dos Recordes e um ícone mundial para o movimento conservacionista.

Variações entre tartarugas de ilhas diferentes são uma característica de Galápagos, que ajudou Charles Darwin a formular sua Teoria da Evolução no século 19.



quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A República Democratica do Congo por Dentro


A República Democrática do Congo foi conhecida como Zaire, Estado Livre do Congo e Congo Belga. Para muitos, evoca a lembrança de guerra, calamidades naturais e agitações políticas.
 
Não devendo ser confundido com o país vizinho, a República do Congo, a República Democrática do Congo, ou RD Congo, foi colonizada pela Bélgica em 1908. Em 1960, o Congo recebeu sua independência, mas os anos seguintes foram marcados por instabilidade política e social. Em 1965, Joseph Mobutu deu um golpe de estado, declarou-se presidente e mudou o nome do país para Zaire.
 
Mobutu permaneceu como presidente por 32 anos. Em 1994, um grande influxo de refugiados da vizinha Ruanda e Burundi deflagrou uma guerra civil que acabou derrubando o governo de Mobutu. Três anos mais tarde, Laurent Kabila tornou-se presidente e mudou o nome do país para República Democrática do Congo. No ano seguinte, mais combates eclodiram. O cessar-fogo foi assinado em 1999, mas os combates esporádicos continuaram. Em 2001, Kabila foi assassinado e seu filho, Joseph Kabila, foi nomeado chefe de estado.
 
Em 17 de janeiro de 2007, o vulcão Nyirangongo eclodiu na região oriental da RD Congo, perto de Goma, deixando cento e vinte mil pessoas desabrigadas. Logo após a erupção, quatrocentas mil pessoas tiveram de ser evacuadas da cidade. Seis meses mais tarde, o vulcão Nyamurangira, na mesma região, também eclodiu. Ambos os vulcões ainda estão ativos.
 
Localizada no coração da África sub-Saara e circundado por nove países, incluindo Angola, Sudão, Tanzânia e Zâmbia, a República Democrática do Congo espalha-se pela linha do Equador, o que lhe propicia grande quantidade de chuva e a mais alta frequência de temporais do mundo. As chuvas tropicais são superadas apenas pela região amazônica.
 
O terreno e o clima fazem com que as viagens por via terrestre sejam muito difíceis. Com poucas rodovias ou estradas de ferro em bom estado, as pessoas são forçadas a depender dos milhares de quilômetros de vias fluviais navegáveis desse país transversal.
 
A população aumentou de 47 para 63 milhões na última década. Aproximadamente 250 grupos étnicos vivem no país, onde são falados cerca de 700 dialetos locais. 
 
 
 
 
Fonte de pesquisa: Extraido do prtal da adventist World em língua portuguesa, disponivel em <http://portuguese.adventistworld.org/article.php?id=6478> acesso em  07 de janeiro de 2009 

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A Bolívia por Dentro


A Bolívia é um país sem acesso ao mar, localizado perto do centro da América do Sul. Pelo lado ocidental, é cercado pelas majestosas montanhas dos Andes, com seus picos cobertos de neve, que margeiam o altiplano de clima seco.

A nação é rica em recursos naturais, sendo líder na produção de estanho. Porém, as freqüentes guerras e instabilidade política atrapalharam seu crescimento econômico.

Os espanhóis dominaram e governaram os habitantes nativos por 1.500 anos, até 1825, quando a Bolívia conquistou sua independência. O novo país ganhou o nome de Simon Bolívar, general venezuelano que ajudou a Bolívia, entre outros países sul-americanos, a se tornar independente da Espanha.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte de pesquisa: Extraido do prtal da adventist World em língua portuguesa, disponivel em <http://portuguese.adventistworld.org/article.php?id=229> acesso em 07 de janeiro de 2009 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

(des)Acordo Ortografico

Ola!

Desde o dia primeiro desse ano ficou estabelecido o novo Acordo Ortografico para unificar a Lingua Portuguesa.

O proposito desse acordo é almentar o fluxo comercial entre os países de Lingua portuguesa e tambem a exemplo do Espanhol queé falado em diversas partes do mundo em cada país ele tem seu "sutaque", porém a lingua espanhla é escrita de uma unica forma idependente do país em que seja escrito.

O Brasil é o primeiro país da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a adotar as novas regras. No Brasil, o acordo foi regulamentado em 29 de setembro de 2008, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os demais países membro da CPLP e que deverão adotar as mudanças nos próximos anos são Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

Mas para quem ainda não se habituou à mudança, um consolo: a transição será gradual e ocorrerá até 2012. Até lá, as duas regras serão aceitas, inclusive em provas de concursos públicos e vestibulares. A partir de 2013 será considerada correta apenas a nova ortografia.

O QUE MUDA COM AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS

ACENTO AGUDO - não será usado em: ditongos abertos ‘‘ei’’ e ‘‘oi’’ de paroxítonas, como ‘‘idéia’’ e ‘‘jibóia’’; paroxítonas com ‘‘i’’ e ‘‘u’’ tônicos precedidos de ditongo, como ‘‘feiúra’’ e ‘‘baiúca’’; nas formas verbais com ‘‘u’’ tônico, precedido de ‘‘g’’ ou ‘‘q’’ e seguido de ‘‘e’’ ou ‘‘i’’, como em ‘‘averigúe’’ e ‘‘argúem’’

ACENTO CIRCUNFLEXO - não será usado em: terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer (crêem), dar (dêem), ler (lêem), ver (vêem) e seus derivados; palavras terminadas em hiato ‘‘oo’’, como ‘‘enjôo’’ e ‘‘vôo’’.

ACENTO DIFERENCIAL - deixará de existir. Palavras como ‘‘para’’ e ‘‘pára’’, ‘‘polo’’ e ‘‘pólo’’, ‘‘pelo’’, ‘‘pélo’’ e ‘‘pêlo’’ terão apenas uma grafia, sem acento.

ALFABETO - passa a incorporar as letras w, k e y.

GRAFIA - no português lusitano, desaparem as consoanttes ‘‘c’’ e ‘‘p’’ mudas, como em ‘‘acção’’ e ‘‘óptimo’’.

HÍFEN - não será usado quando: o segundo elemento começa com ‘‘s’’ ou ‘‘r’’, devendo as consoantes ser duplicadas (‘‘antissemita’’ e ‘‘contrarregra’’), com exceção aos prefixos que terminam em ‘‘r’’; o prefixo termina com vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente (‘‘infraestrutura’’ e ‘‘autoestrada’’).

TREMA - deixará de existir.