Conheça os patrimônios da humanidade no Brasil

Ola!
Eu adorei o novo quadro do programa dominical Fantastico, que fala sobre os Patrimonios da Humanidade no mundo.

Porem nessa série de programas não será apresentado os Patrimonios da umanidade aqui no Brasil, oque me deixou muito triste pois tenho muita curiosidade de conhece-los.

Abaixo cito alguns deles.


***


Tornam-se Patrimônios da Humanidade, os bens naturais e culturais de acepção universal. O conceito por trás desta definição está na visão de que estes sítios pertencem a todos os povos do mundo, independentemente do território em que estejam localizados e com cuja proteção a comunidade internacional inteira tem o dever de cooperar.

Fomos até o Rio Grande do Sul e visitamos São Miguel das Missões. O local foi erguido por padres jesuítas entre os séculos 17 e 18. O belíssimo lugar foi considerado patrimônio da humanidade no Brasil, em 1983. Ele foi erguido pelos padres jesuítas entre os séculos 17 e 18.




Em mais um passeio pelos patrimônios da humanidade no Brasil, fizemos uma visita ao Parque Nacional do Pantanal. Um lugar de natureza exuberante que fica na divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Faça um passeio por Olinda, em Pernambuco, a cidade que, em 1982, foi considerada pela Unesco patrimônio histórico cultural da humanidade. Lindas praias, coqueiros e a arquitetura barroca fazem de Olinda uma das mais belas cidades do país.


Conheça as reservas na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, e no Paraná. Dois lugares onde a Mata Atlântica ainda é preservada. Como a floresta é uma das mais ameaçadas de extinção, a Unesco declarou, em 1999, as regiões patrimônio da humanidade. Nestas reservas ainda é possível encontrar espécies raras de plantas e animais.


A cidade de Goiás recebeu o título da Unesco em 2001. As ruas e prédios contam a história da ocupação do Centro-Oeste do país e da exploração do ouro. São 800 prédios históricos, entre eles uma antiga prisão, a sede do governo, várias igrejas e o cartão postal da cidade: a chamada "Casa Velha da Ponte", casa da poetisa Cora Coralina. O lugar hoje é um museu.


A Serra da Capivara no Piauí é mais um patrimônio da humanidade brasileiro. Nos sítios arqueológicos do local, pesquisadores catalogaram mais de um milhão de peças, incluindo fósseis humanos. O material indica que há cem mil anos já havia humanos no local


Ouro Preto foi a primeira cidade do Brasil a ganhar o título da Unesco em 1980. Além dela, Diamantina e Congonhas são outras cidades consideradas patrimônios mundiais da humanidade localizadas em terras mineiras. Veja a reportagem!


No Amazonas, o Parque Nacional do Jaú tem mais de 2,2 milhões hectares de florestas, uma área maior do que o estado do Sergipe, totalmente preservada. A Unesco reconheceu a importância do parque há 8 anos e deu a ele o título de Patrimônio Natural da Humanidade. O Jaú abriga bichos ameaçados de extinção, como o peixe-boi, a tartaruga da amazônia e o gavião real.


Fonte de pesquisa: Extraido portal do programa Fantastico, disponivel em: <http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL947126-15605,00.html> , acesso em 04de Março de 2009


Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟