Gibraltar por Dentro


Conhecida por muitos simplesmente por "A Rocha", Gibraltar é um território britânico na costa sul da Espanha, que entregou essa estreita península, de 6,8 quilômetros quadrados, para o Reino Unido como parte do Tratado de Utrecht, em 1713.
 
Devido à importância de Gibraltar para as estratégias militares na foz do mar Mediterrâneo, o Reino Unido construiu ali uma guarnição militar. Em 1830, o governo britânico transformou a guarnição em uma colônia formal. A Grã-Bretanha usava Gibraltar para controlar o tráfico de entrada e saída do Mediterrâneo. Durante a II Guerra Mundial, as forças Aliadas lançaram de Gibraltar ataques contra as forças Axis, no norte da África.
 
Nos primeiros anos da década de sessenta, o Reino Unido considerou a possibilidade de conceder independência a Gibraltar, mas a Espanha alegou, então, ter soberania. Em 1967, os gibraltarinos votaram um referendo para permanecerem como parte do Reino Unido. No fim da década de noventa, o Reino Unido manteve diálogo com a Espanha sobre a partilha da soberania de Gibraltar. Novamente os gibraltarinos realizaram referendo e votaram majoritariamente para permanecerem como súditos britânicos. Então, Gibraltar, o Reino Unido e a Espanha assinaram um acordo pelo qual a Espanha concordou em remover determinadas restrições, ao passo que o Reino Unido concordou em compensar os espanhóis que estavam empregados em Gibraltar antes de fecharem a fronteira, em 1969; e Gibraltar concordou em permitir à Espanha a abertura de um centro cultural onde a bandeira espanhola pudesse ser hasteada.
 
Hoje, Gibraltar é uma cidade com vinte e nove mil habitantes, localizada no sopé do Rochedo de Gibraltar, de 426 metros. Devido à densidade do território, a maioria das pessoas mora em apartamentos e trabalha para o governo nas docas ou na indústria do turismo. Os acordos comerciais com a Espanha são importantes porque todos os alimentos têm de ser importados, uma vez que não há terrenos agrícolas. 
 
 
 
 
 
Fonte de pesquisa: Extraido do prtal da adventist World em língua portuguesa, disponivel em <http://portuguese.adventistworld.org/article.php?id=498> acesso em 10 Fevereiro de 2009. 

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟