Folia de rua

Ola!
Hoje dia de carnaval, todos estão festejando.
Quando se fala de carnaval costuma-se lembrar das grandes escolas de samba; porem o carnaval é muito mais que isso. As escolas de samba costumam desfilar somente em centros de grandes cidades, e como será o carnaval dos bairros mais afastados dos centros das grandes cidades e das cidades pequenas?



***

Coretos e desfiles de blocos, concursos locais de fantasia e bailes populares vêm deixando os espaços periféricos e arrastam hoje massas de foliões, embalados por estilos musicais ecléticos, que incluem desde as tradicionais marchinhas a músicas ligadas ao folclore ou a ritmos contemporâneos.
Para combinar com o comportamento alegre do folião, em qualquer das manifestações de rua hoje o traje oficial são as roupas coloridas e irreverentes. As tradicionais fantasias de baiana, odalisca, bailarina, índio, malandro, político, pirata, mascarado e tantas outras costumam ser incrementadas conforme a imaginação popular. Elementos do meio social são incorporados à brincadeira, especialmente os da cultura de massa (novelas, logomarcas, filmes, personalidades em geral etc). É assim, porque reflete sobre seu tempo e se atualiza, que o povo se identifica com o carnaval e os festejos se mantêm vivos e latentes.

O carnaval é hoje uma festa multifacetada, para todo o tipo de gente, bastando, para dela participar, que se aceite o convite à alegria e à fantasia.

História de alguns Blocos

Bloco das Carmelitas: O nome do bloco é uma homenagem ao convento das Carmelitas, que fica no bairro. A história é seguinte: uma freira que queria brincar o carnaval pulou o muro do convento e só voltou na quarta-feira de cinzas. Este ano a carmelita fujona foi batizada pelos integrantes do bloco de Efigênia - numa referencia à santa com o mesmo nome.

Cordão do Bola Preta: No dia 31 de dezembro de 1918, estavam todos os fundadores se confraternizando no Bar Nacional, localizado na Galeria Cruzeiro onde hoje se situa o Edifício Avenida Central, quando surgiu uma linda mulher de corpo escultural com um vestido colante branco de bolas pretas e um deles gritou!!! Está aí o nosso nome CORDÃO DA BOLA PRETA e a bela gata foi convidada a participar da festa.

Nenhum comentário:

Provei o MCFish 🐟