Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2008

Todas as Mascotes - Os bonecos que ajudam a divulgar os Jogos Olimpicos

Imagem
A palavra mascote surgiu na década de 1860 e vem do provençal ";masco";, que significa mágico. Atualmente as mascotes fazem parte do conglomerado de merchandising das olimpíadas. Tornam adultos crianças e fazem as crianças perturbarem os adultos. O objetivo principal que era criar um laço afetivo com o evento foi dando uma antropofágica corrida ao lucro fácil. Inúmeras mascotes descartáveis foram criados e as pessoas continuam a lembrar apenas dos antigos. Simples e eficientes.


Os alemães tornaram o cãozinho basset Waldi a mascote oficial dos jogos de Munique de 1972. Adesivos, bottons, posters de todos os tamanhos foram produzidos com a presença lucrativa de Waldi. A partir de então, tod os os jogos passaram a ter seu mascote oficial para alegria das crianças e realizadores.

Nos jogos de verão de Montreal em 1976, a dose se repetiu com Amik (castor na língua indígena) que traduz as tradições do país e à associação dos jogos ao esforço natural do animal.





Os jogos de Moscou fo…

Canivete Suíço, como surgiu?

Imagem
Sabendo que o exército do seu país importava canivetes alemães, Karl Elsener abriu a sua fábrica em 1884. Os seus primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos soldados suíços em outubro de 1891. Colocou o brasão do país para diferenciá-los dos alemães e baptizou o produto homenageando os seus pais, Victor e Victoria. Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelos com ferramentas: abre latas, chave de fendas, punção e saca-rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola. O produto popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidades militares americanas. Hoje, a linha para oficiais tem 100 diferentes combinações. Fonte de Pesquisa: Evtraido do Portal das curiosidades, disponivel em <http://www.portaldascuriosidades.com/>, acesso em 15 de Julho de 2008.

Conheça o Cazaquistão

O Cazaquistão se localiza na Ásia Central, ao sul da Rússia. Durante a época da União Soviética grande parte da população russa e ucraniana, bem como outros grupos étnicos imigraram para o Cazaquistão. Atualmente, nem 60% das pessoas que vivem ali são Cazakh, e cerca de 30 a 40% são russas e de outras nacionalidades. Os Cazakhs são tradicionalmente muçulmanos, enquanto os russos seguem a igreja ortodoxa cristã. Os cazakhs geralmente vivem nas cidades menores e nas áreas rurais, enquanto os russos e outras populações têm a tendência de viver na região norte e nas grandes cidades.Fonte de pesquisa: Extraído do Portal Informativos- adultos da CPB- Casa Publicadora Brasileira. Disponível em <http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/informativos/adultos/2008/inf1312008.html>, acesso em 10 de julho de 2008.

O Canadá por Dentro

Imagem
Localizado entre os oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico, o Canadá é freqüentemente citado como modelo de como pessoas de culturas diferentes, que vivem em comunidades completamente distintas, podem conviver em paz e prosperidade. Ocupando a maior parte da região setentrional da América do Norte, o território canadense varia de vilas de pescadores na costa leste, metrópoles como Montreal, Toronto e Vancouver, às grandes planícies do centro do Canadá e as Montanhas Rochosas do oeste. Durante o século XVII, a Grã-Bretanha e a França, super-poderes europeus na época, estabeleceram colônias no Canadá. Em 1763, a França cedeu o controle dos seus territórios após ser derrotada pela Grã-Bretanha na Guerra dos Sete Dias, fazendo de todo o Canadas, como era conhecido na época, parte do império britânico. Em 1867, o Parlamento Britânico promulgou a lei britânica na América do Norte, que criou o Domínio do Canadá. Esse foi o princípio do caminho rumo à liberdade do país, que aconteceu em 1982. O…

A Tailândia por Dentro

Imagem
A Tailândia é uma nação com beleza natural, rica em cultura e uma herança religiosa peculiar. Os habitantes da "Terra do Sorriso" são conhecidos por seu calor, hospitalidade e gentileza. A Tailândia é a única nação a sudeste da Ásia que nunca foi colonizada pelo poder europeu. Foi governada pela dinastia Chakri desde 1782, embora em 1932 o país tenha se tornado uma monarquia constitucional. No ano de 2007, o rei Bhumibol Adulyadej completou seu sexagésimo ano de reinado. Embora ele não dirija os problemas do dia-a-dia do governo, o povo o respeita e estima.A despeito de a maioria dos tailandeses serem budistas, outros grupos de pessoas vivem no país. O sul da Tailândia é predominantemente muçulmano. Nos últimos anos, essa região tem experimentado muita violência pela tensão entre vários grupos. O governo atual tem negociado a paz para a região com os líderes dos grupos do sul.         O maior grupo de minoria étnica na Tailândia é o thai-chinês, mas eles são muito importante…